quarta-feira, 11 de março de 2009

Caminhante, são teus passos o caminho...

Caminhante, são teus passos o caminho, nada mais.
Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao andar.
Ao andar se faz caminho, e ao volver a vista atrás,
se vê a senda que nunca se há de voltar a pisar.
Caminhante, não há caminho, senão espumas sobre o mar.

Para que chamar caminhos nossos rastos ao azar?
Todo o que caminha anda como Jesus sobre o mar.
(1)

Lindo e verdadeiro, o que vejo ao olhar pra trás são rastros do meu caminho, sinuoso, trôpego, interrompido às vezes; mas é de fato um pálido registro do que realmente vivi.
Pálido, pois a dimensão pessoal e a transcendente que também estiveram presentes, estas eu não as enxergo obvia e diretamente, mas somente pelas suas delicadas sombras deixadas.
Também às vezes não enxergo claramente as sutis marcas da graça que me visitou enquanto caminhava, vejo mais claramente o que não deu certo, os meus tropeços, daí ser difícil cultivar uma atitude básica de gratidão pela silenciosa, mas potente presença de Deus e de sua graça nos meus caminhos.
Ainda bem que Jesus me convida para andar por sobre as águas, onde caminho não se faz, mas se vive.

Waldney Carmignani - 23Nov07


(1) Antonio Machado (Sevilha, 26 de julho de 1875 / † Collioure, França, 22 de fev.de 1939), poeta espanhol, pertencente ao Modernismo.
Os versos fazem parte de um conjunto de poemas chamado Proverbios y Cantares e o primeiro deles é um dos mais famosos poemas da língua hispânica.

Nenhum comentário: