segunda-feira, 9 de março de 2009

Coaching - Como lidar com a Homeostasis? - Parte I

Um bom processo de coaching deve oferecer suporte para que o coachee (o cliente) de fato consiga lidar com a Homeostasis e assim progredir em seu desenvolvimento pessoal e profissional. A homeostasis é uma reação contrária que aparece como resistência à mudança.

Quanto mais e melhor você entender a homeostasis, mais capacitado será para controlá-la e menor será a força dela sobre você e assim voce poderá avançar sem que ela o impeça.

O que é Homeostasis?

Homeostasis é a tendência de um sistema ou organismo de permanecer o mesmo, i.é, sem mudanças.

É como se fosse um termostato que mantém a temperatura de um ambiente refrigerado dentro de uma certa faixa. Esta zona é chamada zona de conforto. Para que ocorra o crescimento e o aprendizado, é necessário deixar a zona de conforto. No entanto, toda a vez que você tentar sair dessa zona, a homeostasis lhe empurrará de volta, reduzindo o seu progresso, ou impedindo-o completamente.
Homeostasis freqüentemente se apresenta como MEDO. Por exemplo, você está movendo-se suavemente em direção a um certo alvo(meta), e de repente, do nada, você entra em pânico e fica paralisado. Você tem uma entrevista, ou você tem uma proposta sua aceita, e assim que a excitação inicial se esvai aparece um certo sentimento de inadequação de que você não será capaz de dar conta do recado.
Como a homeostasis é uma resposta sistêmica à mudança, qualquer que seja, ela pode parecer como auto-sabotagem. Existe uma importante diferença: a auto-sabotagem implica que “alguma parte” de você tem um ativo desejo de minar o seu progresso, crescimento ou aprendizado (é como uma pequena voz em sua cabeça dizendo; Isto não vai dar certo).

Em contraste, a “homeostasis de manutenção”[1] é um valor-neutro, uma resposta automática à mudança. Sua presença não é resultado de algum desejo secreto de falhar, ou a qualquer agenda oculta, mas sim, um mecanismo interno, que tende em permanecer o mesmo (sem mudanças), do seu sistema homeostático.
Se você não for capaz de discernir, e erradamente tomar a “homeostasis de manutenção” por auto-sabotagem, você poderá dispender preciosa energia combatendo seus credos limitantes e suas agendas ocultas. Se, de fato, você apresenta tais questões, será importante você dar a elas a sua atenção. Contudo, você poderá ter uma maravilhosa saúde mental e emocional, liberta-se dos credos limitantes, e ainda assim chocar-se contra a parede quando a homeostasis entra em ação.
[i]Fear, Dealing with- Homeostasis, etc - Molly Gordon.pdf

[1] “Homeostasis de Manutenção”- é o mecanismo natural do corpo e do ser, que faz as correções necessárias para manter o nsso equilíbrio, seja ele biológico ou psíquico.
[i] Get Free From Fear - Molly Gordon. Traduzido livremente e adaptado por Waldney Carmignani – São Paulo-SP- Out08

Nenhum comentário: