quarta-feira, 11 de março de 2009

O CAMINHO DO CORAÇÃO - (Henri Nouwen)

Enquanto os "grandes eventos" do dia podem não nos afetar profundamente, os pequenos sinais de amizade podem criar muita alegria, e os pequenos tumultos entre pessoas podem trazer muita tristeza.
Um bilhete inesperado de um amigo, ou o comentário momentâneo de um vizinho, pode afetar mais minhas emoções que a inflação e a recessão, a guerra e a opressão. Uma catástrofe distante tem menos efeito do que um acidente próximo; e um desentendimento entre pessoas causa-lhes mais irritação do que os problemas mundiais...
Contudo, quão poucas são as vezes em que orientamos nossa conduta por essa percepção!
O que é mais fácil do que escrever um bilhete de agradecimento, enviar um cartão só para dizer "oi", ou telefonar "só para saber como andam as coisas"? Mas, como isso é cada vez mais raro! Não obstante, percebo que toda vez que alguém diz: "Gostei de conversar com você", "Apreciei seu comentário", "Seu bilhete foi realmente útil" ou "Você realmente parece sentir-se em casa aqui", sinto minha vida interior sendo levantada, o dia parecer mais claro, e a grama mais verde... Na verdade, é um grande mistério que um gesto pequeno, trivial, muitas vezes, pode mudar consideravelmente meu coração. O caminho para o coração parece ser uma trilha tranqüila e serena.

Nenhum comentário: