quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lidando com a Homeostasis (Parte II)

Lidando com a Homeostasis

Quanto mais e melhor você entender a homeostasis, mais capacitado será para controlá-la e menor será a força dela sobre você.

Aqui vão algumas dicas para você ter em mente:

O medo Homeostático mostra-se diante de qualquer mudança, seja boa ou ruim, pensada ou abrupta. A intensidade do medo e da resistência é proporcional ao tamanho e à velocidade da mudança desejada, e não à qualidade (boa/ruim, pensada/abrupta) da mudança. Portanto comece com pequenos passos de mudança, assim você poderá reduzir e controlar a intensidade da Homeostasis que tentará manter o status quo.
Mantenha em mente que você poderá encontrar medo homeostático entre seus familiares, amigos, colegas e clientes. Portanto, não interprete que suas resistências à mudança (ou à sua mudança) advém de uma agenda oculta deles, e nem numa deliberada sabotagem da parte deles. A homeostasis também age sobre eles, e suas resistências, críticas fazem parte dessa natural resistência à mudanças, qualquer mudança.
Seja gentil e bondoso consigo mesmo quando falhar. Tente novamente, os resultados não serão sempre os mesmos, você pode mudar.
Um passo, somente um, e Hoje, somente hoje, não prometa o mundo pra si e nem pra sempre. Vá devagar, devagar se vai ao longe, devagar você chega rápido lá.
Se você sai de noite numa viagem para o Rio, a partir de São Paulo, basta que o seu farol ilumine seus próximos 100 - 200 metros para que você prossiga sua viagem, você não espera ver o Rio de Janeiro daqui para iniciar sua viagem. Portanto o importante é começar com o que você consegue ou tem nas mãos agora.
“As pessoas dizem que a motivação e o entusiasmo não duram muito. Bem, o banho também não... Por isso nós recomendamos tomá-los diariamente.” Zig Ziglar

Lembre-se!

A tentativa já é mudança e que as mudanças só ocorrem se você agir...não agir é não mudar.

"Muitas vezes gostaríamos de poder prever o futuro. Então dizemos: "Como o ano que vem será para mim?" "Onde estarei daqui a cinco ou dez anos?" Não há respostas para essas perguntas. No máximo, temos a luz necessária para ver o próximo passo: o que precisamos fazer daqui à uma hora ou no dia seguinte. A arte de viver está em apreciar o que podemos ver e não em nos queixar daquilo que permanece na escuridão. Quando estamos prontos a dar o próximo passo, acreditando que teremos luz suficiente para o passo seguinte, podemos caminhar pela vida com alegria e nos surpreender com a distância que percorremos. Vamos nos regozijar com a pequena luz que carregamos sem pedir por um grande feixe de luz que afastasse todas a sombras." (Henri Nouwen)

(1) “Homeostasis de Manutenção”- é o mecanismo natural do corpo e do ser, que faz as correções necessárias para manter o nsso equilíbrio, seja ele biológico ou psíquico. [i] Get Free From Fear - Molly Gordon. Traduzido livremente e adaptado por Waldney Carmignani – São Paulo-SP- Out08.

Nenhum comentário: